Região

Começa nesta quinta-feira a primeira Feira do Livro de Nova Palma

Diário de Santa Maria

Pela primeira vez, os moradores de Nova Palma terão a chance de colocar a leitura em dia, e também de curtir atrações culturais variadas. Como? Com a Feira do Livro.

*** Charles Humberto Gabbi Zanatta ***Patrono da Feira do Livro 2009 Humberto Gabbi Zanatta. lança o livro A Lenda de Imembuy
Jornalista, escritor e compositor Humberto Gabbi Zanatta será o patrono da primeira edição da feira literário do municípioFoto: Charles Guerra / Agencia RBS

A partir de hoje, a literatura toma conta do Salão Paroquial Padre Otávio Ferrari, quando começa a 1ª Feira do Livro do município. O evento é organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação.

O patrono desta primeira edição é o jornalista, escritor e compositor Humberto Gabbi Zanatta, e como autor homenageado o delegado Emerson Wendt, atual chefe da Polícia Civil do Estado e autor de obras com foco em internet, Direito e investigação criminal.

Na programação de hoje, há oficina de fotografia pela parte da manhã e, à tarde, espetáculo teatral, apresentações da Banda Municipal de Nova Palma e do Grupo de Dança da Escola Dom Érico Ferrari. Participarão autores, como os cartunistas Byrata, Máucio e Marcel Jacques, que farão, após bate-papo com o público, um momento de interação, com caricaturas e desenhos. 

 Feira do Livro bate recorde de vendas em São Gabriel

Há ainda uma conversa com a fundadora de clubes de leitura, Camilla Caetano, sobre como organizar um clube do gênero, inclusive com uma demonstração prática com os presentes com a clássica obra O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry, para a qual o público está convidado a participar com troca de ideias e impressões a respeito da mesma.

Ao longo da tarde, também haverá mateada, brinquedos infláveis e pintura de rosto, tudo de graça. A Fundação Antonio Meneghetti colocará à disposição do público o projeto “Despertando a Formação Inteligente Por Meio da Leitura”, que oferece uma prateleira recheada de livros. Responsáveis pelo projeto conversarão e contarão histórias para a criançada. Encerrando o primeiro dia, haverá bate-papo, sessão de autógrafos e homenagem ao patrono e ao autor homenageado.


Clássico do cinema para o público assistir


Amanhã, os destaques são a encenação teatral de obra infantil por parte de alunos da Escola Tiradentes, bate-papo e sessão de autógrafos com a professora Elaine Binotto Fagan, autora da obra Quarta Colônia: Terra, Gente e História, apresentações artísticas da Fundação Ângelo Bozzetto (grupo de percussão e dança afro, balé clássico e oficina de técnicas circenses) e lançamentos de livros.

 Rodovias da região têm fiscalização reforçada durante o feriado

O público poderá assistir, ainda, a uma sessão de cinema em homenagem aos 140 Anos da Imigração Italiana na Quarta Colônia, com a apresentação do clássico italiano O Carteiro e o Poeta (1994). 

O filme de Michael Redford conta a história do exílio do poeta chileno Pablo Neruda em uma ilha na Itália, onde conhece um homem que é contratado como seu carteiro. A produção será exibida no áudio original em italiano, com legendas em português.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Médicos da Casa de Saúde ameaçam parar atendimentos 

Próximo

OPINIÃO: Ainda é tempo

Geral