Pela primeira vez, os moradores de Nova Palma terão a chance de colocar a leitura em dia, e também de curtir atrações culturais variadas. Como? Com a Feira do Livro.
A partir de hoje, a literatura toma conta do Salão Paroquial Padre Otávio Ferrari, quando começa a 1ª Feira do Livro do município. O evento é organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação.
O patrono desta primeira edição é o jornalista, escritor e compositor Humberto Gabbi Zanatta, e como autor homenageado o delegado Emerson Wendt, atual chefe da Polícia Civil do Estado e autor de obras com foco em internet, Direito e investigação criminal.
Na programação de hoje, há oficina de fotografia pela parte da manhã e, à tarde, espetáculo teatral, apresentações da Banda Municipal de Nova Palma e do Grupo de Dança da Escola Dom Érico Ferrari. Participarão autores, como os cartunistas Byrata, Máucio e Marcel Jacques, que farão, após bate-papo com o público, um momento de interação, com caricaturas e desenhos.
Feira do Livro bate recorde de vendas em São Gabriel
Há ainda uma conversa com a fundadora de clubes de leitura, Camilla Caetano, sobre como organizar um clube do gênero, inclusive com uma demonstração prática com os presentes com a clássica obra O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry, para a qual o público está convidado a participar com troca de ideias e impressões a respeito da mesma.
Ao longo da tarde, também haverá mateada, brinquedos infláveis e pintura de rosto, tudo de graça. A Fundação Antonio Meneghetti colocará à disposição do público o projeto “Despertando a Formação Inteligente Por Meio da Leitura”, que oferece uma prateleira recheada de livros. Responsáveis pelo projeto conversarão e contarão histórias para a criançada. Encerrando o primeiro dia, haverá bate-papo, sessão de autógrafos e homenagem ao patrono e ao autor homenageado.
Clássico do cinema para o público assistir
Amanhã, os destaques são a encenação teatral de obra infantil por parte de alunos da Escola Tiradentes, bate-papo e sessão de autógrafos com a professora Elaine Binotto Fagan, autora da obra Quarta Colônia: Terra, Gente e História, apresentações artísticas da Fundação Ângelo Bozzetto (grupo de percussão e dança afro, balé clássico e oficina de técnicas circenses) e lançamentos de livros.
Rodovias da região têm fiscalização reforçada durante o feriado
O público poderá assistir, ainda, a uma sessão de cinema em homenagem aos 140 Anos da Imigração Italiana na Quarta Colônia, com a apresentação do clássico italiano O Carteiro e o Poeta (1994).
O filme de Michael Redford conta a história do exílio do poeta chileno Pablo Neruda em uma ilha na Itália, onde conhece um homem que é contratado como seu carteiro. A produção será exibida no áudio original em italiano, com legendas em português.